Wulong

Diretor: Davi Garritano

 

(21) 986 661 988

davi.garritano@gmail.com

Av. Nossa senhora de Copacabana n. 1133, sl 1101 - Copacabana - RJ

ACUPUNTURA

         A Acupuntura é um método de tratamento de desequilíbrios do fluxo de qi (sopro ou energia vital) e seus derivados mais sutis ou subtanciais. Um dos pilares da Medicina Chinesa, vem sendo cada vez mais apreciada fora da Ásia, e ultimamente vem ganhando mais e mais espaço no cenário terapêutico brasileiro.

        A prática consiste na manipulação de agulhas específicas em cavidades correspondentes aos chamados Meridianos de Qi. Estes canais funcionam como rios que percorrem todo o corpo, levando o sopro vital a todas as partes e nos mantendo vivos. Quando os canais de qi apresentam um fluxo harmônico é um sinal de saúde em todos os sentidos. E qualquer desarmonia em nossa saúde irá refletir um problema na circulação do qi.

        .        

SHIATSU

         Uma alternativa para quem não lida bem com agulhas. O Shiatsu é uma técnica japonesa de estimulo do fluxo da energia vital Qi pelos canais de energia. Apesar de ser uma técnica japonesa, se baseia nos mesmos alicerces teóricos que a Acupuntura chinesa e pode trazer resultados claros e determinantes em uma sessão.

        Sua aplicação consiste na manipulação do fluxo de energia a partir da pressão exercida com o toque ritmado do polegar do terapeuta sobre o trajeto dos canais de qi no corpo do paciente. Geralmente algumas manobras adicionais podem ser utilizadas em complemento terapêutico, como algumas manipulações articulares, musculares ou até mesmo na fáscia. O contato direto pelo toque do terapeuta pode gerar imensa sensação de bem-estar e algumas pessoas preferem esse recurso terapêutico.

Qi, geralmente traduzido como "energia", é visto pelos chineses como o componente básico da vida. O qi está em tudo, e tudo o que é vivo tem qi. Circulando em maior ou menor concentração compõe e influencia todas dinâmicas vitais em nosso organismo, desde os tecidos, líquidos orgânicos até nossos estados emocionais e pensamentos. Tudo é uma manifestação do qi.

A massoterapia como o Shiatsu, por exemplo, é uma maneira de se estimular a circulação de qi através do toque. O exercício energético (Qi Gong), componente básico do Tai Chi Chuan, é uma maneira de estimular a circulação do qi através da mente, do movimento físico e da respiração. A Acupuntura é o método de estimular a circulação do qi através da colocação de agulhas nas cavidades de qi ou com o método de manipulação da moxabustão (recurso adicional que envolve um preparado de artemísia em brasa).

       A Acupuntura e o Shiatsu podem regular qualquer desordem em seu organismo. É preciso ter a consciência clara da desarmonia e atuar em direção ao reequilíbrio do fluxo vital em seu organismo. Tudo em seu estado natural está em harmonia. Por vezes passamos por situações que são difíceis de entender e aceitar. Da mesma forma, algumas rotinas diárias que assumimos em nossas vidas em relação à alimentação, trabalho, atividades em geral, podem danificar nosso qi. Quanto mais cedo percebermos alguma desordem em nosso fluxo vital pessoal, seja no nível físico ou psíquico, mais fácil será reajustar o fluxo do sopro vital.

        Desarranjos no funcionamento dos órgãos, traumas físicos, infecções, questões subjetivas ou desconfortos emocionais... Tudo isso denota uma alteração no fluxo do nosso qi. E com a intervenção adequada tudo isso pode ser regulado no devido tempo de tratamento. Naturalmente, a colaboração do paciente e a responsabilidade com a orientação terapêutica irão influenciar na recuperação. E junto a ela, um novo ser brotará advindo de uma nova consciência de si.

O que a Acupuntura e o Shiatsu podem tratar?