ACUPUNTURA
SHIATSU
Qi, geralmente traduzido como "energia", é visto pelos chineses como o componente básico da vida. O qi está em tudo, e tudo o que é vivo tem qi. Circulando em maior ou menor concentração compõe e influencia todas dinâmicas vitais em nosso organismo, desde os tecidos, líquidos orgânicos até nossos estados emocionais e pensamentos. Tudo é uma manifestação do qi.
A massoterapia como o Shiatsu, por exemplo, é uma maneira de se estimular a circulação de qi através do toque. O exercício energético (Qi Gong), componente básico do Tai Chi Chuan, é uma maneira de estimular a circulação do qi através da mente, do movimento físico e da respiração. A Acupuntura é o método de estimular a circulação do qi através da colocação de agulhas nas cavidades de qi ou com o método de manipulação da moxabustão (recurso adicional que envolve um preparado de artemísia em brasa).
A Acupuntura e o Shiatsu podem regular qualquer desordem em seu organismo. É preciso ter a consciência clara da desarmonia e atuar em direção ao reequilíbrio do fluxo vital em seu organismo. Tudo em seu estado natural está em harmonia. Por vezes passamos por situações que são difíceis de entender e aceitar. Da mesma forma, algumas rotinas diárias que assumimos em nossas vidas em relação à alimentação, trabalho, atividades em geral, podem danificar nosso qi. Quanto mais cedo percebermos alguma desordem em nosso fluxo vital pessoal, seja no nível físico ou psíquico, mais fácil será reajustar o fluxo do sopro vital.
Desarranjos no funcionamento dos órgãos, traumas físicos, infecções, questões subjetivas ou desconfortos emocionais... Tudo isso denota uma alteração no fluxo do nosso qi. E com a intervenção adequada tudo isso pode ser regulado no devido tempo de tratamento. Naturalmente, a colaboração do paciente e a responsabilidade com a orientação terapêutica irão influenciar na recuperação. E junto a ela, um novo ser brotará advindo de uma nova consciência de si.